Publicado por: FRIDA. | 07/01/2011

Provocação, racismo e preconceito. Denuncie.

Petição denuncia comercial de cerveja que reincide na discriminação racial e de gênero.

“A cerveja Devassa está veiculando uma propaganda em revistas com a ilustração de uma mulher negra altamente sexualizada ao lado da seguinte frase: ‘é pelo corpo que se reconhece a verdadeira negra’. Essa propaganda está repleta de um discurso racista e machista, que reduz a ‘verdadeira’ mulher negra ao seu corpo. Corpo esse que deve ser magro, belo, cheio de curvas, sensual e que, como sugere a associação produto-mulher, é um corpo objeto a ser consumido. Segundo a propaganda, mulher negra não tem mente, não tem alma, não tem nada além do corpo. A empresa deve ser punida por tal manifestação racista e sexista!”(Bárbara Machado)

É lamentável que estas coisas ainda aconteçam Leia a matéria abaixo e seja você também uma contestadora destas mediocridades.

 Sempre ela(s)

Posted: dezembro 16, 2010 by brunaprovazi .

Domingo passado, um amigo me mostrou a revista Rolling Stone deste mês. Passei pelas primeiras páginas e dei logo de cara com essa publicidade(??) da Devassa – sempre ela.

Páginas 6 e 7 da revista Rolling Stone deste mês (edição 51, dez 2010)

Não consegui nem ler a revista. Tirei uma foto da propaganda, tuitei e depois postei no Facebook. Várias pessoas retuitaram e compartilharam minhas náuseas. A imagem circulou por várias listas das quais participo. Feministas – sempre elas – escreveram textos em protesto e denunciaram ao CONAR.

“Preocupante também que no Studio SP, do Ale Youssef (é, aquele que foi candidato a deputado federal em São Paulo pelo Partido Verde, “em busca de um novo jeito de fazer política“), a única cerveja brasileira disponível seja a Devassa. Preocupante ainda que no Planeta Terra (pois é, aquele festival ecologicamente correto, que entrega um recipiente pra você colocar suas bitucas de cigarro, que recicla o lixo DURANTE o evento e que emprega mão-de-obra vinda de projetos sociais, sob o slogan “Enquanto você fica feliz por assistir aos shows, eles ficam felizes por ter uma oportunidade de trabalhar”, ou algo assim…) também só vendesse a tal da Devassa. Aí vem o seriado moderninho da Globo que as pessoas acham engraçado. Patrocinado por quem? Por ela – sempre ela. E, de repente, a coisa toda começa a fazer sentido… E aí vem elas – sempre elas – e reclamam de tudo. E, então, vem eles (e algumas delas) dizendo que é tudo a mesma coisa – o que, no fundo, quer dizer que é tudo coisa daquela gente boba, chata e feia, né não?

Só sei que, se tudo der errado, monto a primeira cervejaria feminista. E vai ter muita procura, viu…Segue a resposta do CONAR, afirmando que o processo contra a propaganda já foi aberto. Obrigada a todos e todas que participaram!

“Prezados (as) Srs. (a).    

 Em atenção  às   reclamações recebidas, o CONAR  informa que instaurou o processo ético nº 373/10 , resultante daquela queixa e referente ao anúncio: “É PELO CORPO QUE SE RECONHECE A VERDADEIRA NEGRA.

O julgamento do processo ocorrerá brevemente e, tão logo seja possível,  a decisão estará disponível em nosso site: www.conar.org.br  – em Notícias.

Atenciosamente

Secretaria Executiva

CONAR  – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária


Deixe um comentário

Categorias